Falando de Jesus Cristo o filho de Deus

1O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

 

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.

Salmos 46:1-5

 

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." Filipenses 4:4-5

Pensamento: Por causa da proximidade do Senhor, podemos regozijar e tratar outros com gentileza. Ele está próximo porque ele vive em nós através do seu Espírito. Ele está próximo porque sua vida está iminente. Ele está próximo porque quando reunimos outros crentes, servimos outros que estão necessitados, ou compartilhamos o Evangelho com amigos e pessoas de outras culturas, Ele prometeu estar conosco. Não há nada mais contagioso do que uma pessoa alegre e bondosa. Porque Jesus vive em nós, trabalha através de nós e está vindo para nós, podemos ser alegres e gentis!

Oração: Pai, estou muito feliz ao saber que nunca estarei sozinho. Obrigado por enviar Jesus para morrer pelos meus pecados. Obrigado por enviar Jesus para juntar-se a mim quando estou reunido com outros cristãos, quando sirvo outros no nome de Jesus e quando compartilho o Evangelho. Por favor, deixe que a alegria duradoura que sinto por causa da sua presença seja evidente na maneira em que vivo e na maneira em que sirvo outros. No precioso nome de Jesus eu oro. Amém.

 

SE POSSÍVEL, QUANTO DEPENDER DE VÓS, TENDE PAZ COM TODOS OS HOMENS.

 

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12.18

O texto aborda a questão da limitação humana. Na esfera humana há uma limitação que impede ao homem gerar o impossível. O que é impossível ao homem continua sendo impossível a ele. A barreira do impossível está exatamente no homem. É o ser humano o limite, o obstáculo e o impedimento.
Gosto da honestidade com que a Bíblia lida com o homem regenerado. A Bíblia não afirma que o cristão é perfeito. Ele continua imperfeito e essas imperfeições dificultam seus relacionamentos. Seja seu relacionamento com Deus, com ele próprio e com o próximo. Por isso a Bíblia diz: “quanto depender de vós”. Não se afirma que o outro é tão complicado a ponto de me impedir de ter um relacionamento saudável com ele, mas sim que quem me impede sou eu, com as minhas imperfeições. 
É preciso perceber as suas imperfeições. Para conhecê-las, basta perguntar a quem convive mais perto com você. Elas têm mais informações a seu respeito que você possa imaginar. Contudo, elas também verão sob a ótica da imperfeição. Conhecer e tratar, este é o caminho melhor. Não basta assumir que é assim. Não adianta fingir que não é assim. Melhor é saber e buscar melhorar. Para os relacionamentos, quais são as imperfeições mais agressivas? Egoísmo, vaidade, falta de perdão, desejo de vingança? Quantas vezes estas imperfeições afloram em nossa vida e nos prejudicam tanto!
“Tende paz com todos os homens”. Com TODOS? A ênfase bíblica não está em que são TODOS, mas no quanto depende de mim. Pastor, mas o senhor não conhece a minha sogra! Pastor, mas o senhor não conhece a minha vizinha! Pastor, mas o senhor não conhece o filho da minha vizinha! A Bíblia não elimina a importância do outro, mas o outro não é o objeto do texto sagrado. O objeto somos nós. A condicional da paz não depende do outro, mas de mim. Ele não diz que a razão da guerra sou eu, mas afirma que a paz depende de mim. 
Tende paz. Jesus é o príncipe da paz. Este príncipe tem o poder de gerar a paz, não de impor. A sua paz não procede de força, mas de amor. Ele age no reino inteiro, a começar pelo reino interior que todo ser humano tem. De onde procedem todas as coisas: o coração. De um coração em paz, paz será vivenciada. Bem aventurados os pacificadores. Haja paz! O pacificador pacifica relacionamentos conturbados e bombardeados pela guerra. O pacificador intervém para que danos maiores não venham. Mas também viabiliza um caminho de acordos, tréguas e finalmente a paz. Mas quem poderá pacificar se ele mesmo não estiver pacificado? A paz vem de Deus, enche a nossa vida e nos permite pacificar outros.
“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Precisamos sempre orar por esse assunto. Aliás, gostaria de pedir a você que intercedesse também por mim. Eu e você precisamos buscar juntos a Deus e sermos sinceros para dizer: Senhor, no que depender de mim, terei paz com todos os homens. Apesar de quem sejam os demais homens. Farei a minha parte. Cumprirei o meu lado. E para isso há uma razão maravilhosa: eu tenho a paz de Deus em meu coração. Em nome de Jesus. Amém!
Um abração do seu pastor,
Rev. Jr. Vargas

 

https://www.devocionaldiario.com.br/layout/ico_post.gif04 de Novembro de 2013

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor." Efésios 1:4

Pensamento: Amados, o Senhor Deus nos colocou neste mundo, não foi por acaso. Ele tem um plano para cada um de nós. Sua vontade é que todos o conheçam e alcancem a Salvação. E uma vez salvos, que sejamos membros do corpo de cristo, cada um desempenhando seu papel de acordo com os talentos que o Senhor deu a cada um de nós. Para que assim se cumpra a missão da igreja, que é adorar e servir ao Senhor, levando a Sua palavra para aqueles que ainda não o conhecem.

Oração: Pai querido, usa-me conforme tua vontade, me ajuda a desempenhar meu papel dentro do corpo de cristo. Perdoa por muitas vezes ser negligente, deixando de praticar a obra do Senhor. Ensina-me a ser santo, separado para o Senhor, vivendo o amor do Senhor para que eu seja irrepreensível diante do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

 

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." Salmos 91:1

Pensamento: As tarefas e os problemas do dia-a-dia sempre vão existir, mas aquele que obedece ao Senhor e anda segundo a Sua vontade, tem a promessa que obterá descanso, mesmo que esteja passando por dificuldades.

Oração: Pai bondoso, obrigado porque Sua palavra está cheia de promessas maravilhosas, e mostram a bondade do Seu caráter. Obrigado porque o Seu desejo é sempre nos proteger e guardar. Que eu possa mesmo habitar no Seu esconderijo e obter descanso em todas as situações.

"Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma." Salmos 51:6

Pensamento: O Senhor deseja que a verdade esteja no nosso íntimo !!! Em outras palavras, isso significa que é necessário parar de mentir para nós mesmos. Tem pessoas que enganam a si mesmas, e estão vivendo uma vida de mentiras. Quando Deus falar ao seu coração, seja uma pessoa honesta, e confesse aquilo que está lhe incomodando. A sabedoria de Deus tomará conta da sua alma, e todo tipo de perturbação, dúvida, medo, e ansiedade deixará de existir à medida que a sua intimidade com o Pai aumenta. Prepare o terreno do seu coração com sinceridade e honestidade diante de Deus, e permita que a semente da verdade seja plantada em você, e a própria palavra do Senhor vai encher sua vida de fé, amor e esperança.

Oração: Senhor Deus, ocupa meu coração com a Sua verdade, mostra-me aquilo que eu preciso lhe confessar, não permita que eu tenha nada em oculto no meu interior. Quero ter um coração tratado, para ser uma testemunha fiel do amor do Senhor, e anunciar as maravilhas que Cristo fez por mim, para aquelas pessoas que ainda não alcançaram a salvação. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

29 de Agosto de 2013

"Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma." Tiago 1:21

Pensamento: Muitas pessoas creem em Deus, mas estão cheias de impureza e maldade !!! Quando Tiago fala para recebermos a palavra que salva, ele está falando de Jesus !!! Crer em Jesus não é o suficiente, para ser salvo precisamos recebê-Lo !!! Se você ainda não convidou Jesus para fazer parte da tua vida, saiba que somente através do teu convite é que Ele poderá fazer parte da tua vida !!! Convide Jesus para morar em teu coração, receba o toque do Espírito Santo de Deus, e certamente a salvação te alcançará !!!

Oração: Pai querido eu oro por aqueles que ainda não foram alcançados pelo Seu amor, e pela Sua graça. Ajuda-os nesta hora, para que eles possam convida-Lo para morar em seus corações. Eu sei como o Senhor mais do que todos, deseja que nenhum se perca, e todos sejamos salvos. Por isso, eu oro para que toda cegueira espiritual sobre estas vidas, caia por terra, e que eles possam perceber como é infinito Seu amor por nós, e que eles convidem o Senhor para morar em seus corações... Oro em nome de Jesus. Amém.

 

 

27 de Agosto de 2013

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:14

Pensamento: O Espírito Santo é o presente vivo de Deus, o selo e promessa de Deus. O Espírito é nossa segurança de que o que Deus começou com a morte sacrificial de Jesus e nossa participação nela através de fé e batismo, Ele completará com a volta de Jesus. Mas o mundo não pode entender esta grande promessa, assim como não pode entender muitas Escrituras. Sem o dom do Espírito Santo. Seus olhos só enxergam o que podem tocar com as mãos e não podem enxergar totalmente a verdade que está no coração de Deus e revelada na Sua Palavra.

Oração: Pai, agradeço-lhe por ter enviado Jesus. Jesus, agradeço-lhe por enviar o Espírito. Espírito, agradeço-lhe por nunca me abandonar. Assim como estou cheio do Espírito, ó Senhor, encha-me mais e mais até que minha vontade e minha vida reflitam mais perfeitamente seus desejos e caráter. Use-me para abençoar outros, assim como a sua presença me abençoa agora. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

 

26 de Agosto de 2013

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." Tiago 1:5-6

Pensamento: Têm pessoas que são levadas de uma igreja para outra e não conseguem se identificar com nenhum tipo de doutrina. Tenha em mente que evangelho é o anúncio da salvação através da pessoa de Jesus Cristo. Denominações, dogmas e doutrinas não podem tirar sua salvação !!! Então não fique procurando o certo e o errado nas igrejas e doutrinas, concentre-se no seu relacionamento com Cristo, peça sabedoria ao Espírito Santo e permaneça naquela igreja que não lhe impede que você tenha acesso a Deus.

Oração: Senhor Deus, ajuda-me a deixar de lado os problemas, as dúvidas e o julgamento do que é certo e errado na doutrina da minha igreja e da minha denominação. Clamo ao Senhor que me envie o Espírito Santo, me capacitando com sabedoria, para que aja discernimento e eu permaneça onde melhor eu posso servir ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

16 de Agosto de 2013

"Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus." 1 Pedro 4:2

Pensamento: Aqui o apóstolo Paulo fala sobre o tempo que nos resta na carne, pois ele sabe que há um tempo em que vamos deixar esse corpo, e nosso modo de vida vai determinar onde vamos passar a eternidade. Então ele recomenda que nossa vida não esteja baseada nos desejos da carne e nas coisas deste mundo. Precisamos viver segundo a vontade de Deus, para alcançar graça e misericórdia, e assim entrar no Reino dos Céus.

Oração: Senhor Deus, que sua vontade se cumpra em mim, que minha velha natureza, meus desejos da carne, não impeçam o Espírito Santo de agir em minha vida. Quero seguir os passos de Cristo e me aproximar cada dia mais do Seu caráter. Sei que isso só é possível através da Sua graça. Reconheço minhas limitações e clamo por Sua ajuda. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

 

15 de Agosto de 2013

 

"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Gálatas 5:17

 

Pensamento: O Espírito e a carne são duas forças conflitantes, são dois reinos opostos e de origens distintas. O cristão se vê dividido entre essas duas tendências, pois ele possui em si mesmo, as duas naturezas que correspondem a essa luta, ou seja, o “velho homem” e o “novo homem”. Se tentarmos agradar um e outro ao mesmo tempo, acabamos sendo derrotados pela carne, e passamos a viver uma vida de angústia e sentimento de culpa, que o pecado causa na vida do homem carnal. Porém, todo aquele que quiser, pode experimentar a vida vitoriosa e frutífera no Espírito Santo de Deus.

Oração: Senhor Deus, eu clamo a Ti, para que venha poderosamente me socorrer nesta hora, enviando o Seu Espírito Santo sobre a minha vida, pois eu sei que somente Ele é capaz de me livrar do meu desejo carnal. Derrama sobre mim o Seu poder, para que eu possa suportar as tentações deste mundo e alcançar a vitória sobre o pecado. Leva-me ao exemplo de Cristo, que tudo suportou, em obediência e amor ao Senhor, para que pudéssemos ter autoridade sobre o inimigo, e vitória sobre o pecado. Eu rejeito todo pensamento impuro, e repreendo toda obra do mal sobre minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

 

09 de Agosto de 2013

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:20-21

 

Pensamento: A palavra de Deus é impressionante porque ela se complementa, se explica, é atual, e traz resposta aos nossos problemas. Somente algo inspirado por Deus poderia ser perfeito desta forma. Devemos nos alimentar da palavra diariamente, para ter intimidade com o Senhor, para sermos cheios do Espírito, e para podermos falar de Deus para as outras pessoas que ainda não conhecem a Cristo.

Oração: Pai querido, obrigado porque o Senhor teve o cuidado de registrar ao longo da história, as experiências de pessoas que estiveram envolvidas com o Senhor, sendo todas elas inspiradas pelo Espírito Santo, afim de nos ensinar e orientar para que possamos andar no Seu caminho. Ajuda-me a ter compromisso diário de leitura e estudo da Sua palavra, pois eu quero a cada dia ter mais intimidade com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

 

07 de Agosto de 2013

"Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!" Mateus 26:67-68

Pensamento: Da pra imaginar o próprio Deus, de joelhos diante dos homens que Ele veio para salvar, sendo condenado sem ter cometido crime algum, depois apanhar, ser esbofeteado, ser cuspido ??? Pois é, cuspiram nEle !!! Batiam nEle e pediam para Ele adivinhar quem foi, para provar que Ele era Cristo !!! Não, não dá pra imaginar, mas foi real !!! E o pior, Jesus passou por isso e muito mais. E ainda nos dias de hoje tem pessoas que vivem suas vidas, e nem se quer se importam com o que Jesus fez por elas... Agradeça sempre a Deus pelo seu amor, e fale desse amor para as outras pessoas, essa é a melhor maneira de retribuir a Deus o que Ele fez por nós.

Oração: Senhor, não tenho palavras para agradecer o Seu amor por mim, e o sacrifício que Jesus fez na cruz para me livrar do pecado e me trazer salvação. Era eu quem devia estar lá, mas o Senhor morreu no meu lugar. Perdoa pelas vezes que deixei de falar do Seu amor para que outras pessoas também sejam salvas. Que de agora em diante eu abra minha boca para anunciar seus grandes feitos para aqueles que precisam de ti. Em nome de Jesus. Amém.

 

06 de Agosto de 2013

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4:4-6

Pensamento: Paulo ao escrever este texto a Igreja que estava em Éfeso, queria transmitir a mensagem do evangelho de que não haveria mais distinção entre judeus e gentios, pois Cristo morreu por TODOS que o confessarem como Senhor e Salvador, independentemente de sua denominação. Grande engano há nas pessoas até nos dias de hoje, mas o corpo é um só, a igreja é uma só, a questão é que a igreja não se trata dos templos, da denominação, da doutrina, etc... mas Cristo refere-se a igreja como Seu corpo, e todo aquele que crê, é batizado e permanece fiel a Cristo até a morte, pertence a igreja de Jesus e será salvo.

Oração: Senhor Deus obrigado porque o Senhor me chamou a fazer parte deste corpo, me deu entendimento, e mostrou que o templo e a denominação que eu frequento é apenas um lugar para reunir os membros do corpo, da igreja, e um local para recebermos alimento espiritual e louvar ao Senhor. E agradeço também porque esta denominação que frequento nunca se posicionou como a Igreja única e salvadora, porque se assim o fizera eu a consideraria herege, pois estaria se colocando no lugar de Cristo que é o único Senhor e Salvador. Obrigado Pai. Em nome de Jesus. Amém.

02 de Agosto de 2013

"(Deus) nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos." 2 Timóteo 1:9

Pensamento: Antes do tempo começar! Como entendemos quando isso foi? Deus pensou em nós pela primeira vez numa época que nem dá para entender! Sua razão para pensar em nós foi o Seu próprio propósito que era manifestar Sua graça sobre nós. Jesus sempre foi o plano de Deus e nós sempre fomos Seu alvo. Vamos ter certeza que vivemos nossa vida em santidade!

Oração: Obrigado, Pai, por me conhecer e pensar nas minhas necessidades mesmo antes de existir o mundo. Dedico este dia, e os dias que seguem, para honrá-Lo ao tentar viver uma vida que reflete Sua santidade e graça. No nome de Jesus, o único que não tem pecado, eu oro. Amém.

01 de Agosto de 2013

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Salmos 30:5

Pensamento: Deus é Deus de toda consolação (2 Cor 1). Mesmo quando Ele lida de maneira dura para com nosso pecado e rebelião, Ele o faz para o nosso bem. Dura apenas um pouco, e se transforma em alegria. Se você está sendo disciplinado, ou está enfrentando as conseqüências cruéis do pecado, por favor, não desista. A manhã virá, e naquele amanhecer, a graça de Deus. Realmente vale à pena esperar.

Oração: Pai, por favor abençoe seus filhos que estão enfrentando dificuldades. Por favor, ajude-os a agüentar a “noite”, para que quando vier o “amanhecer, eles possam experimentar a grande alegria que vem a seguir. Por favor, abençoe as seguintes pessoas, querido Senhor, e as ajude a encontrar sua alegria… No nome de Jesus. Amém.

31 de Julho de 2013

"Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." Atos 5:31

Pensamento: Este é o Deus tremendo que nós cremos. Somente Ele é capaz, com sua destra poderosa, de elevar nossa condição humana, nos colocando em lugar de honra, transformando a nossa vida, nos tirando do Egito e nos levando para uma terra prometida, assim como fez com o povo de Israel. Nós somos a nação eleita, graças a Jesus, nosso Salvador, podemos nos arrepender e alcançar a remissão dos nossos pecados. Deus deseja profundamente, que você abandone este pecado em oculto, pois Ele quer te colocar em um lugar de honra. Confesse e se arrependa agora mesmo. O Senhor está dizendo que Ele quer te perdoar. Porque a obra de Jesus não foi em vão, Seu sangue foi derramado por você.

Oração: Senhor Deus, obrigado pela maravilhosa obra que tens feito em minha vida, sei que eu já não estou mais no Egito, mas ainda há muito do Egito em mim. Revela-me onde eu tenho sido falho, onde eu tenho cometido pecado, pois quero confessar ao Senhor, me arrepender, e mudar de vida. Obrigado pelo sangue de Jesus derramado por mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Os Últimos Dias na Bíblia

Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento".
Daniel 12:4

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24:14

Se, então, alguém disser: 'Vejam, aqui está o Cristo!' ou: 'Ali está ele!', não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Mateus 24:23-24

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.
Lucas 21:25-26

pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5:2-3

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
2 Timóteo 3:1-5

Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação".
2 Pedro 3:3-4

"Jesus cura um cego de nascença".

João 9

1 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.

2 Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?"

3 Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".

6 Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.

7 Então disse-lhe: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" (que significa "enviado"). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.

8 Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: "Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?"

9 Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". Mas ele próprio insistia: "Sou eu mesmo".

10 "Então, como foram abertos os seus olhos?", interrogaram-no eles.

11 Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo".

12 Eles lhe perguntaram: "Onde está esse homem?" "Não sei", disse ele.

 

 

 

  Ezequiel - Capítulo 3 - Versículo 1 a 27


1 Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
2 Então abri a minha boca, e ele me deu a comer o rolo.
3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
4 Disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
5 Pois tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;
6 nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos.
7 Mas a casa de Israel não te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a mim; porque toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
8 Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e dura a tua fronte contra a sua fronte.
9 Fiz como esmeril a tua fronte, mais dura do que a pederneira. Não os temas pois, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde.
10 Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer; e ouve-as com os teus ouvidos.
11 E vai ter com os do cativeiro, com os filhos do teu povo, e lhes falarás, e tu dirás: Assim diz o Senhor Deus; quer ouçam quer deixem de ouvir.
12 Então o Espírito me levantou, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar.
13 E ouvi o ruído das asas dos seres viventes, ao tocarem umas nas outras, e o banilho das rodas ao lado deles, e o sonido dum grande estrondo.
14 Então o Espírito me levantou, e me levou; e eu me fui, amargurado, na indignação do meu espírito; e a mão do Senhor era forte sobre mim.
15 E vim ter com os do cativeiro, a Tel-Abibe, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e por sete dias sentei-me ali, pasmado no meio deles.
16 Ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:
17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.
18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei:
19 Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.
22 E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.
23 Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.
24 Então entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé; e falou comigo, e me disse: Entra, encerra-te dentro da tua casa.
25 E quanto a ti, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti, e te ligarão com elas, e tu não sairás por entre eles.
26 E eu farei que a tua língua se pegue ao teu paladar, e ficarás mudo, e não lhes servirás de repreendedor; pois casa rebelde são eles.
27 Mas quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir, ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; pois casa rebelde são eles.

 

Atos - Capítulo 10 - Versículo 1 a 48


1 Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus,
3 cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!
4 Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
5 agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro;
6 este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves fazer.]
7 Logo que se retirou o anjo que lhe falava, Cornélio chamou dois dos seus domésticos e um piedoso soldado dos que estavam a seu serviço;
8 e, havendo contado tudo, os enviou a Jope.
9 No dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.
10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11 e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12 no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13 E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
16 Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.
17 Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam à porta.
18 E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro.
19 Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram.
20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei.
21 E descendo Pedro ao encontro desses homens, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que viestes?
22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras.
23 Pedro, pois, convidando-os a entrar, os hospedou. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles, e alguns irmãos, dentre os de Jope, o acompanharam.
24 No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos.
25 Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
26 Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
27 E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos,
28 e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo;
29 pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto pois: Por que razão mandastes chamar-me?
30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,
31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
32 Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar.
33 Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.
34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;
35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.
36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)-
37 esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou,
38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
39 Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse,
41 não a t Filipe o batizou. Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos;
42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.
44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.
47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?
48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.

 

 

 

 

João - Capítulo 8 - Versículo 1 a 59


1 Mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
2 Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.
3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,
4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.]
12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
14 Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.
15 Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
16 E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
17 Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
18 Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim.
19 Perguntavam-lhe, pois: Onde está teu pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
20 Essas palavras proferiu Jesus no lugar do tesouro, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu me retiro; buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.
22 Então diziam os judeus: Será que ele vai suicidar-se, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir?
23 Disse-lhes ele: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
25 Perguntavam-lhe então: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Exatamente o que venho dizendo que sou.
26 Muitas coisas tenho que dizer e julgar acerca de vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo.
27 Eles não perceberam que lhes falava do Pai.
28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo.
29 E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.
30 Falando ele estas coisas, muitos creram nele.
31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não encontra lugar em vós.
38 Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai.
39 Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.
40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos falei a verdade que de Deus ouvi; isso Abraão não fez.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Replicaram-lhe eles: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.
44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes.
46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?
47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.
48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio?
49 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; antes honro a meu Pai, e vós me desonrais.
50 Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue.
51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
52 Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte!
53 Porventura és tu maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram; quem pretendes tu ser?
54 Respondeu Jesus: Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus;
55 e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra.
56 Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se.
57 Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo.